Fake News, o fenômeno mundial da desinformação

Sempre existiram notícias falsas desde sempre, porém com o avanço da internet e com a facilidade de divulgar informações, as Fake News tomaram seu lugar de importância no mundo. Este termo é utilizado para conceituar a divulgação de notícias falsas que provocam um perigoso circulo de desinformação.

As redes sociais permitem que os usuários sejam produtores e consumidores de conteúdo ao mesmo tempo. Dessa maneira é gerado um círculo vicioso onde uma notícia falsa pode ser publicada um milhão de vezes em questão de segundos. Esse fenômeno acontece em um contexto de pós-verdade, um termo definido pelo dicionário Oxford como a palavra daquele ano e se refere as circunstancias em que os fatos são menos importantes na hora de modelar a opinião pública.

Porque são divulgadas as Fake News?

As Fake News são uma importante ferramenta no mundo tecnológico e informado que vivemos, normalmente na comunicação política a emoção sempre prevalece sobre a racionalidade. A partir da emergência das plataformas sociais serem agora muito mais simples, a publicação de informação falsa é uma realidade atual.

Isso se deve porque os usuários além de consumidores também passam a participar ativamente como produtores de discursos que circulam e que muitas vezes são desprovidos de veracidade. Em segundo lugar, estas plataformas utilizam um algorítimo que distribui o conteúdo mais relevante para cada usuário, permitindo que a informação que chegue a cada um seja antes condicionada e filtrada.

Por outro lado, os distintos interesses políticos, partidários, ou simplesmente uma confusão podem vir a ser motivo para de uma maneira mais frequente se viralise algum conteúdo enganoso na internet.

Quais são os tipos de informações falsas?

Existem vários tipos qualificados de Fake News que podem surgir na internet, dependendo da intenção e do público-alvo. Existe por exemplo a sátira ou paródia que não pretende causar nenhum tipo de dano ou enganar o público em questão. Logo as Fake News em questão com conteúdo falso com o intuito de incriminar a uma pessoa, instituição, etc. Também é possível ver entre os tipos de informações falsas aquela que tem um conteúdo impostor mas que utiliza de fontes genuínas para validar a informação falsa.

Ademas poderemos encontrar os conteúdos fabricados, ou seja, um conteúdo totalmente novo que é predominantemente falso, desenhado especialmente para enganar e prejudicar. Outro tipo de informação falsa que comumente é vinculada na internet é o tipo de informação que o conteúdo não condiz com as imagens vinculadas a informação.

Fake News e democracia

As Fake News jogam um papel importante na política e atualmente é uma tendência crescente no mundo das novas tecnologias da informação. Nesse âmbito as Fake News têm um papel importante na hora dos políticos ou partidos de manipular e modelar a opinião pública. Normalmente as informações falsas induzem ao erro, desprestigiam o enaltecem pessoas ou instituições, inclusive na hora de ganhar dinheiro.

Os casos que mais se ajustam a concepção deste fenômeno e que se desenvolve pela desinformação. É possível observá-lo em países como Cuba, Venezuela, Nicarágua, Equador, Brasil, Argentina, onde os seus governantes, protagonizam uma guerra frontal com os meios de comunicação , ou em alguns casos utilizam dessas ferramentas para tais meios.

Como atuar diante de uma Fake News?

Tendo em consideração que as Fake News estão impactando não apenas o direito a informação. Mas que se trata de um fenômeno que afeta a sociedade como um todo. A democracia depende em suma da sua população e cabe a nós refletir sobre que papel devemos tomar como sociedade e como produtores de conteúdo.

Em uma declaração conjunta de organismos internacionais o relator para a liberdade de expressão e comissão interamericana de direitos humanos, descreveu claramente o fenômeno estabelecido da desinformação e da propaganda afetam diretamente a democracia. Destroem a credibilidade dos meios de informação e gera na população uma sensação de incerteza e insegurança.